ENEM 2022 – como pedir isenção da taxa de inscrição


Saiba aqui como pedir a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2022.

Começou no início desta semana o período para que interessados em pedir a isenção da inscrição do ENEM 2022 solicitem o benefício. Vale lembrar que o resultado com os pedidos aceitos será divulgado no dia 22 de abril de 2022.


Antes de passarmos o passo a passo para realizar a solicitação de isenção da taxa, vale a pena lembrarmos quem tem direito ao benefício.


Segundo as informações divulgadas pelo INEP, podem pedir a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2022 as pessoas que se encaixem em um ou mais dos seguintes requisitos:


  • Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública ou então que tenha sido bolsista integral de escolas da rede privada.
  • Estudante que irá concluir o ensino médio no ano de 2022 em escola da rede pública. Vale lembrar que qualquer modalidade de ensino é válida.
  • Pessoas que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de uma família de baixa renda.
  • Pessoas que tenham renda per capta igual ou inferior a um salário mínimo e meio (o que dá o valor de R$ 1.820).

Com estas informações, caso você se encaixe nos requisitos, pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2022. Confira agora o passo a passo de como realizar o processo de solicitação:


Primeiramente o estudante interessado deve acessar o site https://enem.inep.gov.br/participante/. Vale lembrar que o prazo de solicitação é bem curto, indo do dia 4 de abril de 2022, até às 23:59 do dia 15 de abril do mesmo ano.

Após acessar o site, é preciso clicar em “Justificativa de Ausência/Isenção”. Ao clicar no botão, abrirá um desafio onde será necessário clicar na imagem solicitada. Esse processo se dá para que você responda e comprove ser uma pessoa real.

Feito isso, será preciso inserir o seu número de CPF e a data de seu nascimento. Ao fazer isso, uma nova mensagem irá aparecer mostrando quem pode solicitar a isenção da taxa de inscrição. Se você se encaixar nas exigências, pode clicar no botão “Próximo”.

Agora chegou a hora de confirmar as suas informações pessoais. Se tudo estiver certo, basta clicar no botão “Próximo”. Depois disso será necessário informar o seu endereço (com rua, número, bairro e cidade) e CEP.

Na próxima etapa, o estudante deve selecionar a melhor opção que represente a sua situação de ensino atual (se já concluiu o ensino médio, está cursando a última série, está cursando outras séries do ensino médio ou então se não está cursando e nem concluiu o ensino médio). Com a opção selecionada, clique no botão “Próximo”.

Depois disso, será necessário que o estudante informe que tipo de escola frequentou, se foi somente escola pública, se fez parte em escola pública e parte em escola privada sem bolsa de estudos integral, se fez parte em escola pública e parte em escola privada com bolsa integral ou então se estudou apenas em escola privada sem bolsa de estudo integral.

Na próxima etapa, é preciso informar se você já concluiu ou não o ensino médio. Caso tenha concluído, será preciso informar se foi ENCCEJA (educação de jovens e adultos) ou não.

Depois disso, o estudante precisará informar o tipo de ensino que está cursando e o ano de conclusão.

Logo após esta etapa, será preciso que o estudante confira o seu número do NIS (número de identificação social) e na próxima etapa confira e confirme as informações já passadas.

Se tudo estiver certo, basta clicar em “próximo” que agora se abrirá um questionário socioeconômico que o estudante deverá responder.

Com tudo respondido, basta confirmar e na próxima etapa inserir o seu número de telefone e celular com DDD.

Já na próxima etapa basta colocar inserir uma foto para o seu perfil no site do ENEM.

Feito isso, basta agora verificar novamente se todas as suas informações estão corretas e depois clicar em “Enviar Solicitação”.

Pronto, agora é só esperar o resultado da solicitação e depois realizar a sua inscrição no exame do ENEM 2022.

Relembrando que as solicitações de isenção devem ser realizadas entre os dias 4 e 15 de abril de 2022. Já o resultado das solicitações será divulgado no dia 22 de abril. Quem não tiver o seu pedido aprovado pode ainda entrar com um recurso entre os dias 25 e 29 de abril de 2022. O resultado deste recurso deverá ser divulgado no dia 6 de maio de 2022.


Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.