Como conseguir Bolsas de Estudo no exterior


Confira as dicas de como conseguir bolsas de estudo fora do Brasil.

Estudar no exterioré uma experiência transformadora, capaz de ampliar a sua bagagem cultural e abrir portas no mercado de trabalho. Se você gostaria de ter essa oportunidade, mas não pode bancá-la com o dinheiro do seu próprio bolso, o ideal é buscar bolsas de estudo fora do Brasil, que permitem que lhe permite realizar o seu sonho gratuitamente.


Mas onde procurar por uma bolsa de estudo? Como se inscrever? O que fazer para ser aprovado? Com uma boa preparação, é possível encontrar as melhores bolsas, nas melhores instituições de ensino. Quer saber mais sobre o assunto? Confira, a seguir, as melhores dicas para conquistar uma bolsa de estudados fora do país!


Estudo inglês ou outro idioma estrangeiro

Um dos principais requisitos avaliados pelas instituições de ensino estrangeiras que oferecem bolsas aos brasileiros é a capacidade do candidato de falar o idioma local, o que é imprescindível para que possa participar ativamente das aulas do curso do qual deseja participar.


Por isso, caso você ainda não seja fluente, é altamente recomendado fazer um curso de inglês ou de outro idioma estrangeiro. Dependendo do país em que você deseja estudar, será necessário fazer testes de proficiência, como o IELTS e TOEFL, que são aceitos nas universidades dos Estados Unidos, Inglaterra, entre outros países de língua inglesa.


Pesquise pelas bolsas nos sites das universidades internacionais

Uma das principais maneiras de encontrar bolsas de estudo no exterior é pesquisa no site das universidades internacionais do seu interesse. Muitas instituições de ensino buscam promover o multiculturalismo e para isso fornecem bolsas, a fim de atrair estudantes de todos os lugares do mundo.

Sendo assim, é indicado acesso os sites das universidades e procurar pela aba dedicada aos estudantes internacionais, que geralmente é chamada de ‘’International Students’’. Nesse local, você pode encontrar todas as informações sobre os requisitos necessários para se candidatar para uma bolsa de estudos.

Faça atividades como voluntários

Na hora de selecionar os alunos que se candidatam às suas bolsas, as universidades estrangeiras avaliam uma série de questões, sendo que uma das mais valorizadas é se o candidato já atuou como voluntário. Nesse sentido, fazer atividades como voluntário é uma boa dica para enriquecer o seu currículo e ter mais chances de aprovação na hora de disputar a vaga com os seus concorrentes.

Inscreva-se para várias bolsas de estudo

Como costumam ser disponibilizadas em pequenas quantidades, é normal que as bolsas de estudos oferecidas pelas universidades internacionais sejam extremamente disputadas. Mesmo que você não seja aprovada na sua primeira candidatura, não desista e se inscreva para várias bolsas, o que aumenta as suas chances de aprovação, já que você vai ganhando experiência ao longo da realização de testes.

Consiga uma carta de recomendação

A grande maioria das instituições de ensino do exterior exigem uma carta de recomendação no ato da inscrição. O candidato deve solicitar essa carta do seu professor da escola ou da universidade. Há instituições que também aceitam cartas de recomendações do chefe do candidato.

Essa carta tem grande importância porque mostra que a pessoa é de confiança, tem responsabilidade e, portanto, terá mais facilidade para cumprir com as obrigações determinadas pela instituição de ensino.

Faça a sua carta de motivação

Outro ponto muito importante para quem está em busca de uma bolsa de estudos no exterior é a sua carta de motivação, que funciona como uma espécie de apresentação. Nesse documento, você deve contar sobre a sua trajetória de vida, conquistas, experiências, objetivos de vida e profissionais, bem como características de personalidade que possam ser úteis no decorrer do curso.

Apesar de ser um processo bem concorrido, conseguir uma bolsa de estudo fora do Brasil não é impossível. Fique de olho nas redes sociais e site das universidades estrangeiras para não perder nenhum processo seletivo.

Por Simone de Paula Leal



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.