Qual é a Melhor Universidade do Brasil?

Categorias: 2021 - Enem - Enem 2021

Confira aqui quais são as melhores universidades do Brasil.



Nova pesquisa determinou qual a melhor universidade brasileira, não do ano, mas da história do país. De acordo com a pesquisa, a USP foi considerada uma das 100 mais importantes universidades em todo o mundo.

Esta tradicional instituição de ensino superior, pública e brasileira, está ganhando este destaque dentro do chamado ranking internacional intitulado: THE, pertencente à consultoria britânica de mesmo título.

Assim, segundo os responsáveis pelo processo de eleição entre as instituições, a USP, ou Universidade do Estado de São Paulo, está sendo considerada a única instituição brasileira que ocupa posição de destaque entre 100 universidades reconhecidas como as de melhor reputação acadêmica no planeta, conforme avaliação dos especialistas da World Reputation Ranking, que presta serviços na consultoria britânica THE, ou Times Higher Education.

Esta ampla pesquisa, em sua escala internacional, elegeu a mais famosa instituição e ensino superior no último século, a Universidade de Harvard, em seguida o grupo MIT, ou Instituto de Tecnologia da cidade de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology), ou seja, duas instituições dos EUA. Do Reino Unido foi eleita, na terceira posição, a Universidade de Oxford, já de secular tradição.



Ao longo desta essencial relação, a USP está posicionada entre 81 e 90 neste ranking. Por sua vez, a instituição Unicamp, ou Universidade Estadual do município de Campinas, está entre 151 e 175 na mesma pesquisa. Já na avaliação perpetrada pela famosa Best Global Universities, a nossa USP está elencada como a mais influente e importante universidade em toda a América Latina.

A história das universidades, ao longo dos séculos, remonta ao processo de civilização na Europa, embora suas origens se estendam ao oriente. Desde a Academia de Platão, passando pelo Liceu de Aristóteles, na Grécia Antiga, mais de mil anos os Escolásticos entram em cena, para, depois do renascimento, surgirem as grandes universidades europeias no padrão que hoje conhecemos e que prevalece, em suas estruturas. Uma das mais importantes, hoje já extinta, com séculos de existência, é a Sorbonne (Universidade pública em Paris, França).

Outras pesquisas nessa mesma linha elegeram as mais importantes universidades do ano de 2021, em escala internacional, somando uma longa lista instituições no páreo, entre elas, sete são instituições brasileiras que repetidamente surgem entre as mais influentes no Brasil, nesse ranking alternativo. Neste caso, novamente, a Universidade do Estado de São Paulo foi agraciado como a campeã, em nossa nação, sendo colocada na primeira posição diante de outros cinco rankings pesquisados em outras fontes.

Estas mesmas pesquisas anuais, que geram longas relações de instituições superiores de ensino, seguem reunindo as maiores entidades estrangeiras, nunca dispensando os “medalhões’’ dos países com alto índice de desenvolvimento humano. Nestes levantamentos padronizados a USP constitui a única faculdade de origem brasileira a ladear as grandes instituições, porém, sempre ocupado escalas mais inferiores, em nível de qualificação diante das internacionais.

Dentro destas sete universidades brasileiras bem colocadas na outra pesquisa, a Unicamp, ou Universidade Estadual do município de Campinas, vem em segundo lugar, seguida da Unesp, ou Universidade Estadual Paulista. Assim por diante.

Entre as instituições de ensino superior fundadas no Brasil, que mais bem qualificadas neste ano de 2021 são:

1 – A USP, Universidade do Estado de São Paulo;

2 – A Unicamp, Universidade Estadual do distrito de Campinas;

3 – A Unesp, grande Universidade Estadual Paulista;

4 – A UFRJ, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;

5 – A UFMG, ou Universidade Federal do Estado de Minas Gerais;

6 – A UFRGS, ou Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul.

É importante notar que, também, em levantamento efetuado para medir as melhores faculdades no Brasil, a USP está no topo da lista.

Paulo Henrique dos Santos



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....