Vestibular ITA 2022 – Vagas Abertas

Categorias: 2021 - 2022 - ITA - Vestibular

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica conta com 150 vagas abertas para cursos de graduação em Engenharia para 2022.



Na última segunda-feira (2), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abriu vagas para o vestibular. De acordo com as informações divulgadas pelo instituto, o processo seletivo é relativo aos cursos de graduação de Engenharia e para o ano de 2022. Além disso, também foi divulgado que o processo seletivo conta com 150 vagas para os candidatos, que podem ser de ambos os sexos.

Outros detalhes divulgados pelo edital estão ligados às exigências para se candidatar ao vestibular do ITA. Nesse sentido, o documento afirma que os vestibulandos podem ser de ambos os sexos. Entretanto, precisam ter o ensino médio completo e não podem ultrapassar os 25 anos de idade. Assim, o candidato precisa ter no máximo essa idade até o dia 31 de dezembro de 2021 para poder concorrer a uma vaga no processo seletivo.

Também foi divulgada a abertura das inscrições para o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Nesse sentido, vale destacar que elas poderão ser feitas através do próprio site do ITA e contam com uma taxa de inscrição de R$170.

Mostra-se interessante destacar que o edital do processo seletivo também chegou a dispor quais são as áreas da Engenharia cujas vagas estão abertas no vestibular em questão. Assim, segundo o documento, os candidatos interessados poderão escolher entre a Engenharia de Computador, a Engenharia Aeroespacial, a Engenharia Civil Aeronáutica, a Engenharia Aeronáutica, a Engenharia Mecânica Aeronáutica e a Engenharia Eletrônica.



Vale informar também que as vagas em cada curso serão preenchidas de acordo com a classificação dos candidatos durante o processo seletivo. Para tal, será seguida a ordem de prioridade presente na ficha preenchida durante o ato da inscrição no processo seletivo.

É interessante pontuar que entre as 150 vagas disponíveis no ITA, 30 se referem à carreira militar. Portanto, os candidatos que tiverem interesse em fazer parte do Quadro de Oficias Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira poderão ingressar nessa modalidade. A respeito das 120 vagas restantes, pode-se destacar que elas são direcionadas para pessoas que não desejam seguir a carreira militar. Assim, os interessados farão parte do Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica, mas não precisarão seguir a carreira em questão. Ainda sobre as vagas, vale pontuar que 20% entre as 120 restantes são destinadas a estudantes negros.

De acordo com o que foi informado pelo edital, o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica conta com uma seleção feita a partir de provas objetivas. Entre os conteúdos abordados estão a Física, a Química, o Inglês, o Português e a Matemática. Além disso, o processo seletivo também possui provas dissertativas de Física, Química, Matemática e Redação. Posteriormente, os candidatos passarão por uma inspeção de saúde.

Segundo as informações divulgadas, devido à pandemia da Covid-19, os candidatos que forem aprovados no vestibular e ainda estiverem cursando o Ensino Médio no ano de 2021 precisarão apresentar o seu certificado de conclusão desse ciclo até o seu primeiro dia de aulas no ITA em 2022. Sem a apresentação do documento, a matrícula não será efetivada.

Também vale pontuar que a data de inscrição para o processo seletivo se estende até o dia 15 de setembro. Uma vez aprovados, os candidatos vão estudar na sede do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, que se localiza na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo e há cerca de 80km da capital paulista.

Conforme o divulgado pelo edital, o curso de graduação conta com cinco anos de duração. Durante o tempo no qual os alunos estiverem matriculados, eles receberão uma bolsa de estudos para permanecer no ITA. Essa bolsa compreende os custos referentes ao ensino e à alimentação dos estudantes.

Por Amanda Guimarães Faria



Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *