Vestibular da Unicamp 2021 – Declaração de Interesse por Vagas

Categorias: 2021 - Unicamp - Vestibular 2021 - Vestibular de Verão

Confira aqui mais detalhes sobre as próximas chamadas do Vestibular da Unicamp 2021.



Os diretores da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, iniciaram no dia primeiro deste mês de abril o período que garante a todos os candidatos que ainda não receberam a convocação, correspondente à quarta chamada, de se manifestarem no interesse de ocuparem vagas para o Vestibular de 2021. Este mesmo período fechou no dia cinco deste mesmo mês.

Todos os concorrentes tiveram até o dia cinco (5), especificamente às 17:00, para declarar seus interesses por uma cadeira disponível na universidade situada no interior do Estado de São Paulo. O prazo já passou, porém, considerando que todos os anos podem sobrar vagas, os candidatos mais desinformados ainda poderão tentar a solicitação por meio do seguinte link: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2021/.

Segundo o endereço acima, será efetuada mais uma chamada, ou seja, a quinta chamada deste Vestibular da Unicamp, que será anunciada a partir do dia sete (7) deste mês de abril. A matrícula será efetuada via online, com data marcada para o dia oito (8) do mês de abril, 2021.

Portanto, ainda há tempo para que os vestibulandos interessados possam participar das provas que compõem a segunda fase, porém, não haviam sido convocados até a quarta chamada, que foi disponibilizada no dia 31 do último mês de março. Nenhum vestibulando poderá tirar zero em qualquer prova.



Os vestibulandos que forem selecionados terão dever de efetuar suas matrículas por meio do site oficial da instituição, pelo link: https://www.unicamp.br/unicamp/.

Todo acadêmico selecionado e convocado deverá portar a necessária documentação, a qual será entregue no ato de matrícula, conforme pode ser verificado no texto do edital disponibilizado no próprio site da instituição. Os diretores da Unicamp informaram que as próximas convocações estão agendadas para os dias 7,12 e 14 deste mês de abril.

Sobre o vestibular:

Os vestibulandos que já estavam informados e atentos à primeira etapa do vestibular de 2021, realizado pela Unicamp, sabem que as provas foram ministradas entre os dias 6 e 7 do mês de janeiro, entretanto, por conta da pandemia, algumas mudanças foram necessárias, no sentido de fazer algumas adaptações.

Os cadernos de provas foram estruturados de modo a abarcar questões objetivas, versando sobre conhecimentos gerais, as quais foram ministradas durante dois dias, em conformidade com as áreas de cada faculdade de opção dos estudantes.

As provas da segunda etapa foram aplicadas entre os dias 8 e 9 do mês de fevereiro. Os vestibulandos estavam diante de questões discursivas, abrangendo a confecção de redação, como também solucionar as questões propostas em matéria de língua portuguesa; de língua inglesa e nas demais áreas, em conformidade com o curso de preferência de cada vestibulando.

Para os cursos que exigem dos estudantes aptidões específicas, incluindo a faculdade de Arquitetura e Urbanismo; faculdade de Artes Visuais, o vestibular aplicou os necessários testes de aferição das habilidades específicas no dia 12 do mês de fevereiro.

Sobre as vagas:

Este Vestibular de 2021, realizado pela Unicamp, está ofertando 2.570 cadeiras para as graduações aplicadas na cidade de Campinas; cidade de Limeira; de Paulínia e na cidade de Piracicaba. Deste número de vagas, uma quantidade específica está reservada aos estudantes autodeclarados afrodescendentes; aos pardos e aos estudantes indígenas.

A faculdade de Medicina foi a mais procurada no processo de seleção, exatamente como aconteceu nas demais instituições de ensino superior, que ministram o mesmo curso. Na segunda etapa registrou-se em torno de 9,37 candidatos para cada vaga. Esta é a ampla concorrência, e Medicina segue na frente como a mais disputada.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *