Vestibular Unesp 2021 – Provas e Gabaritos da 1ª Fase

Categorias: 1ª fase - Gabarito - Gabaritos - Provas - Unesp - Vestibular 2021

Universidade libera provas e gabaritos da 1ª fase do Vestibular Unesp 2021.



Já estão disponíveis para consulta as provas e gabaritos da primeira fase do vestibular 2021 da Unesp, que ocorreu no último final de semana, nos dias 30 e 31. Por conta da pandemia e a fim de evitar aglomerações, as provas foram divididas pelos dois dias. Confira a seguir mais detalhes sobre a realização das provas, a visão geral das questões, mais informações sobre o resultado e segunda fase do vestibular.

Sobre a realização das provas

Os candidatos que realizaram a prova do Vestibular da Unesp nesse final de semana, foram divididos em dois grupos, para não aglomerar devido à pandemia de Covid-19. Sendo assim, aqueles que concorreram para algum curso da área de Biológicas (como medicina, enfermagem, ciências biológicas, fisioterapia, odontologia e outros) realizaram a prova no sábado (30).

Já os que concorreram para os cursos da área de Exatas (engenharias, física, matemática e outros), Humanas (história, filosofia, geografia e outros) ou eram treineiros, realizaram outro modelo de prova no domingo (31). A primeira fase do vestibular contou com a presença de 67.369 candidatos dentre as 80.476 inscrições recebidas.

Sobre as provas

Segundo Daniel Célio, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, a prova apresentou conceitos atuais, questões interdisciplinares muito bem contextualizadas e desenvolvidas. O diretor afirma, ainda, que a prova foi equilibrada e justa, cobrando assuntos ensinados do ensino médio.



Além disso, a Unesp apresentou questões que exigiam interpretação de imagens, textos e gráficos, bem como entendimento de questões interdisciplinares que envolviam, por exemplo, inglês e geografia em uma mesma questão. O aluno deveria estar por dentro de assuntos da atualidade, além de usar toda sua bagagem teórica.

Para Daniel, as provas do dia 30 e 31 não tiveram grandes diferenças entre si. Entretanto, a prova de domingo (dia dos cursos de humanas e exatas) apresentou nível um pouco mais difícil nas questões de História e Matemática, que a prova do sábado (dia dos cursos de biológicas).

Sobre as questões

A primeira fase da Unesp conta com uma prova composta por 90 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha. Essas noventa questões são divididas em três grupos de 30 para as áreas de: Ciências Humanas (elementos de Sociologia, História, Filosofia e Geografia), Linguagens e Códigos (elementos da Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Literatura, Arte e Educação Física) e Ciências da Natureza e Matemática (elementos de Química, Biologia, Matemática e Física).

Sobre o Resultado da Primeira Fase e Realização da Segunda Fase

A divulgação da lista dos candidatos classificados para a segunda fase do Vestibular da Unesp, está prevista para o dia 17 de fevereiro. Após isso, os candidatos que passarem para a segunda etapa deverão realizar as provas da segunda fase no dia 28 de fevereiro.

A prova da segunda etapa será composta por questões de múltipla escolha (específicas de cada curso escolhido pelo estudante) e uma redação. O resultado final será divulgado no dia 19 de março pela Unesp, a partir das 10h. Além disso, alguns cursos demandarão provas de habilidades específicas, confira o cronograma dessas provas para os seguintes cursos:

– 21 a 24 de fevereiro: Provas on-line de Composição, Canto Erudito, Regência e Instrumentos para os cursos de Licenciatura em Música e Música.

– 22 de fevereiro a 2 de março: Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arte Teatro, Artes Visuais e Artes Cênicas do Instituto de Artes de São Paulo.

– 7 de março: Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Artes, Arquitetura e Comunicação de Bauru.

Sobre a oferta de vagas e demais chamadas

A Unesp está ofertando 7.630 vagas no total, sendo que 3.829 vagas são reservadas para o SRVEBP (Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública), ou seja, para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro dos cotistas, 35% das vagas são para candidatos que se autodeclaram pardos, pretos ou indígenas.
Por fim, as demais chamadas serão realizadas entre os dias 24 e 29 de março e 1º de abril.

Para conferir essas e outras informações sobre o Vestibular da Unesp, acesse o Manual do Candidato por meio do site da Vunesp.

Texto de: Larissa Fonseca



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *