Inscrições abertas para o Vestibular UFPR 2020-2021 – provas serão em 2021

A UFPR, Universidade Federal do Paraná, está com as inscrições abertas para o vestibular 2.020/2.021. As 5.495 vagas que estão sendo oferecidas nesse processo seletivo estão divididas entre o primeiro e o segundo semestre do próximo ano.

Seis campus da instituição irão ter cursos presenciais, nas cidades de Curitiba, Jandaia, Matinhos, Palotina, Pontal e Toledo. O campus da cidade de Terra Roxa terá o curso de Administração Pública (Bacharelado) na modalidade à distância.

O período de inscrição já está aberto desde o dia 03 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro de 2.020. Os candidatos terão uma taxa de inscrição no valor de R$ 155,00 (cento e cinquenta e cinco reais) que deverá ser paga até o último desse período. Conforme varias regras presente no edital, algumas pessoas podem pedir a isenção desse valor.

Todas as vagas mencionadas são destinas a estudantes que tenham finalizado o ensino médio, onde, 50% (cinquenta por cento) são de ampla concorrência e o restante das vagas serão dos estudantes que se declararem pardos, pretos, indígenas, com deficiência ou com renda familiar inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo. Para essas vagas “especiais”, vários fatores devem ser observados no edital, onde todos devem ser cumpridos conforme cronograma presente no mesmo. Devo mencionar que as lactantes devem informar essa situação na hora da inscrição e uma cópia da certidão de nascimento do filho (a) será exigida no dia da prova.

Após a avaliação e a decisão de todos e quaisquer recursos, o “Comprovante de Ensalamento” será divulgado dia 24/02/2020 e a prova da 1ª fase está prevista para o dia 28 do mesmo mês.

Uma segunda fase está prevista, onde a relação com os nomes aprovados será divulgada dia 24 de março. Após essa divulgação, três provas estão previstas. No dia 18 de abril está programa a prova de produção e compreensão de texto e no dia seguinte, dia 19, as provas de habilidades e música.

Para a primeira prova, que terá um total de 40 (quarenta) perguntas, 9 (nove) questões serão divididas entre matemática, química, física, história, geografia e biologia, 8 (oito) serão sobre línguas estrangeiras, 18 (dezoito) sobre português, sendo doze sobre o uso da língua portuguesa e seis sobre o conteúdos de literaturas brasileiras, e cinco entre filosofia e sociologia. Será eliminado automaticamente que tiver a nota zero.

Os convocados para a próxima etapa serão aqueles que tiverem as maiores notas adquiridas na fase anterior e a quantidade de convocados será de três vezes ao número de vagas, conforme o curso pretendido.

Para fazer a inscrição, o aluno deverá entrar no site da instituição (www.nc.ufpr.br) e fazer um pré-cadastro nesse portal, após esse processo, um formulário deverá ser preenchido nesse mesmo site. O edital nº 75/2020 – NC/PROGRAD também está disponível para download nessa mesma página mencionada e todos, sem exceção, devem ler e compreender todos os termos presentes no mesmo antes de qualquer coisa.

Algo importante sobre a eliminação automática que deve ser mencionado aqui, é que, seja qual for o motivo, atraso ou doença, o faltante não terá direito a refazer a avaliação. Outro fato importante é sobre a documentação que o candidato levará no dia das provas, eles não podem ser apresentados por meio eletrônico, ou seja, os documentos devem ser físico e originais.

Todas as medidas de segurança, por conta no “Covid-19”, serão tomadas, tanto na hora da entrada dos locais das provas, quanto na hora da realização das mesmas, e a pessoa que tiver a temperatura maior ou igual a 37,1°C, por prevenção, não poderá entrar no local. Essas medidas são válidas por todas as etapas desse processo seletivo.

Leve a sua máscara de proteção, descartável ou reutilizável, para tampar o nariz e a boca, conforme a Lei Estadual nº 20.189/2020, e boa prova!

Por Fernando Dias

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *