Vestibular UERJ 2021 – Edital e Inscrições

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) irá abrir as inscrições para o seu vestibular 2021 no dia 29 de outubro e o valor da taxa de inscrição é de R$ 72,00. O candidato poderá se inscrever até o dia 18 de novembro no site.

Para essa inscrição, todos os interessados deverão fazer o seguinte procedimento:

Procure pelo menu “Vestibulares”, logo em seguida a opção “Vestibulares 2021” e na opção “Exame de Qualificação”, terá duas novas opções, a “Isenção”, que já vamos ver, e o “Edital e Anexos”, o qual deverá entrar, baixar, ter ciência de todo o conteúdo.

Após ter lido e entendido todo o conteúdo do edital, anexos e demais documentos, acesse o sistema de concursos do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) no site. Nessa tela, existe o local para cadastro, o local para entrar no sistema e um recurso para recuperar a sua senha, caso a esqueça futuramente. Tanto para o cadastro, quanto para o acesso, o futuro aluno deverá usar o seu Cadastro de Pessoa Física, CPF.

Se cadastrando e entrando no sistema, preencha todos os campo disponíveis nessa página, se atentando as suas instruções. Ali se encontram as informações da inscrição e um “Questionário de Informações Socioculturais”.

O recibo do requerimento da inscrição e o seu boleto com a sua devida taxa, deverão serem impressos, e esse último, ser pago até o final do prazo de inscrição, dia 18/11.

Quanto ao termo “Isenção”, mencionado anteriormente, conforme todos os documentos contidos naquele link, qualquer pessoa pode solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição, que é no valor de R$ 72,00, porém todos os itens deste termo, devem se enquadrar com o solicitante.

As candidatas lactantes, ou as que estão grávidas e irão amamentar na ocasião da prova, deverão solicitar o seu atendimento especial. Assim como os portadores de necessidades especiais e também as pessoas amparadas pelo Decreto nº 43.065, que fala sobre o direito de “travestis” e “transexuais” utilizarem outro nome, socialmente falando. O prazo para tal solicitação vai do dia 30 de outubro até o dia 20 de novembro de 2.020.

A confirmação da inscrição será disponibilizada no site https://www.vestibular.uerj.br através de um “Cartão”, o qual o mesmo deve ser conferido, seja nos dados pessoais, no horário e local da prova e também, no caso de língua estrangeira, a opção correta.

As provas serão realizadas no dia 28 de fevereiro de 2021 e o gabarito será disponibilizado logo após a finalização da mesma, porém, os resultados só serão divulgados no dia 5 do mês seguinte. O conteúdo dessas avaliações terão questões de múltipla escolha de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e todos os seus conteúdos estão no Anexo III no site já mencionado aqui.

O processo de aprovação é só o primeiro passo para a entrada na UERJ, logo em seguida, na segunda fase, um Exame Discursivo será aplicado.

O critério para a primeira fase é a seguinte, se a taxa de acerto foi igual ou inferior a 40% (quarenta por cento), o candidato está tecnicamente reprovado. Conceito “E” da tabela dos resultados do edital.

Sendo maior que quarenta e igual ou menor que 50% (cinquenta por cento), 5 (cinco) pontos serão acrescentados à quantidade, em números, dos acertos da prova.

Por exemplo, você acertou 45% de 100 (cem) questões, sua pontuação final é de 50 (cinquenta) pontos (45+”5”). Conceito “D”.

Para os conceitos “C”, “D” e “E”, respectivamente, até 60 %, até 70% e acima de 70%, temos um acréscimo de 10, 15 e 20 pontos.

Para finalizar, leia atentamente todos os documentos mencionados, principalmente o item “6.6” do edital, ele menciona as regras que podem desclassificar o candidato.

Do mais, leve as suas máscaras, todo um esquema de vigilância na parte da prevenção ao contágio do Covid-19 será montado no local. Não se esqueça de ir bem alimentado e descansado e boa prova!

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *