Vestibular IFRR 2021 tem inscrições abertas

A temporada dos vestibulares de verão está aberta, e todas as universidades brasileiras estão iniciando os processos de seleção deste segundo semestre de 2020. Assim, a reitoria da Universidade Federal de Roraima, a UFRR, iniciaram, no dia 13 deste mês de outubro, o período de inscrições para o próximo Vestibular de 2021. O certame consistirá essencialmente em duas partes, a Prova Integral e o Processo Seletivo Seriado, PSS. Todos os estudantes deverão estar atentos às datas no cronograma.

Sobre o período de inscrição:

O prazo para cadastro de inscrição finaliza no dia 13 do mês de novembro, de 2020, e deverá ser efetuado somente por meio da internet. Serão três valores de taxa, conforme segue: 70 reais na primeira fase, que compõe o PSS (E1); de 80 reais para a segunda fase, em E2, e de 100 reais para a terceira fase, em E3, abrangendo esta etapa a Prova Integral.

Sobre a isenção e taxas:

Todos os estudantes que fazem parte da parcela de baixa renda da população, terão direito de solicitar o recurso de isenção das taxas. O prazo finaliza no dia 19 de outubro. Cada estudante solicitante terá o dever de anexar a documentação completa que formará o processo comprobatório. Detalhe: todos esses documentos deverão estar digitalizados e legíveis, e deverão estar em plena conformidade com cada critério da isenção.

Sobre o procedimento de cadastro de inscrição, isenção e os requisitos básicos:

A – Todos os futuros vestibulandos deverão estar cursando o último ano do ensino médio, em escolas públicas, ou deverão ser bolsistas integrais em rede de ensino particular. Será necessário comprovar renda familiar mensal no valor de até 1,5 salário mínimo por membro da família;

B – Todos os estudantes deverão possuir inscrição no Cadastro Único, destinado aos Programas Sociais promovidos pelo Governo Federal, o CadÚnico.

A fase final, com o resultado prévio das solicitações de isenção, será publicada a partir do dia 30 deste mês de outubro. Os vestibulandos cujas solicitações forem negadas terão direito de entrar com um recurso, entre os dias três e quatro do mês de novembro, de 2020. O resultado definitivo será divulgado no dia nove do mesmo mês.

Sobre a quantidade de vagas disponíveis:

Este Vestibular de Verão, edição 2021, disponibilizará em torno de 786 vagas, que serão distribuídas entre 38 cursos. Os acadêmicos ingressarão, por meio desse critério, a partir dos dois semestres letivos de 2021. A metade desse conjunto de vagas já está reservada aos vestibulandos que cursaram o ensino médio integral na rede pública de ensino, em conformidade com o que prevê a atual Lei das Cotas. Outro critério de distribuição das cadeiras é o seguinte: entre uma e duas vagas em cada curso estão reservadas para os estudantes na categoria de pessoas com deficiência (PCD).

Sobre o itinerário de provas:

Por conta deste período de pandemia de Covid-19, os cadernos de provas serão aplicados somente no dia 21 do mês de fevereiro (2021), na capital do Estado, Boa Vista. Os vestibulandos que deverão realizar a Prova Integral e a PSS (E3) estarão no local entre as 08:00 e 13:00 horas. Os estudantes inscritos na modalidade PSS, que abrange E1 e E2, deverão estar no local entre as 08:00 e as 11:00.

As provas estão estruturadas dentro das diretrizes nacionais, bem com as regras deste Vestibular de 2021, promovido pela UFRR.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *