Como responder provas em menos tempo sem perder a eficácia

Quem está prestes a realizar um prova ou teste que envolva um número grande de questões, sabe o valor que o tempo tem, isto é, sabe que cada minuto é essencial na hora de marcar as respostas.

O ideal seria que todos tivéssemos uma faixa de tempo maior para fazermos as provas, entretanto sabemos que isso não é possível por causa de inúmeros fatores, como competitividade, competência, raciocínio etc.

Por isso, resolver uma prova (sobretudo aquelas gigantescas como o ENEM ou as de concursos públicos) é uma capacidade excelente a ser desenvolvida que pode colocá-lo até mesmo na frente de outros candidatos!

Além disso, é sempre bom ter mais tempo ao final da prova para preencher o gabarito ou simplesmente revisar as respostas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas sobre como responder uma prova em menos tempo.

Faça Simulados da prova em casa

Preparação é a palavra-chave em matéria de testes e provas, não é verdade? Por isso, é essencial que se conheça mais sobre a própria prova antes de aplicar a ela. Busque informações nos editais ou online.

Nesse sentido, os simulados são uma ótima pedida. Tente refazer edição anteriores da prova para a qual está se aplicando. É um ótima maneira de se preparar.

Resolva primeiro as questões menores

É comum as pessoas irem resolvendo a prova na ordem em que as questões aparecem. Isto não está errado, na verdade é o mais sensato dado as condições do momento.

Porém, para poder resolver a prova em menos tempo possível, uma dica é deixar as questões maiores, sobretudo aquelas de interpretação de texto, por último.

Isso porque elas costumam tomar muito tempo do participante e não é isso que queremos, não é mesmo?

Enconte a melhor maneira de estudar

Com certeza todo mundo sabe que é necessário estudar muito para uma prova. Porém, da maneira mais eficaz poucos realmente estudam. Na hora de treinar para a prova em casa evite o uso de equipamentos como calculadora ou softwares de pesquisa.

Tal coisa se faz necessária porque muito provavelmente você não poderá usar um desses em prova. Utilizando apenas seus conhecimentos na hora de estudar fará com que o cérebro vá se acostumando com o “tranco” e fique pronto para a prova oficial.

Importante treinar maneiras de calcular

Em um prova o que mais nos toma tempo são as questões de matemática e outras matérias do gênero porque é preciso fazer cálculos, muitas vezes, enormes.

Neste rumo é muito interessante buscar por técnicas de calcular de maneira mais eficaz e prática, de um jeito que você tenha macetes úteis na hora de se aplicar à prova.

Tenha uma alimentação balanceada antes da prova

Ora, não é só de conhecimento que se faz uma prova. Bom, na verdade é, mas você precisa alimentar seu corpo e melhorar seu desempenho, isso sem dúvida alguma, não é?

Uma boa alimentação antes e durante a prova é essencial para manter a mente focada e o corpo descansado. Antes da prova, coma apenas comidas leves (frutas, cereais etc) e não esqueça de levar um lanchinho (se permitido) para comer durante a prova.

Além disso, não se esqueça que deve beber água!

Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem antes da prova é importantíssimo para o bom funcionamento do corpo no outro dia. Porém, sabemo da ansiedade que nos toma conta antes de fazer uma prova, sobretudo se ela for importante.

Por isso, é bom respirar fundo e pesquisar formas de relaxar, que te façam ficar longe do excesso de pensamento que muitas vezes nos leva a falhar na prova.

Conclusão

Uma coisa que ninguém diz é que o tempo é um dos fatores mais importantes na hora de se fazer uma prova. Com temtpo de sobra temos masi tempo para revisões e, com certeza, pensar melhor.

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *