Cronograma ENEM 2020 – Data das Inscrições, Provas, Gabaritos e Resultado

Confira aqui todos os detalhes sobre o Exame do ENEM 2020.

Depois de muito tempo de espera, finalmente foi anunciada a abertura das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020. Os estudantes precisam ficar atentos quanto ao prazo final de inscrição, que termina ainda este mês, no dia 22 de maio de 2020.

Para realizar a inscrição no Exame deste ano, os estudantes devem acessar o site oficial do ENEM, no endereço https://enem.inep.gov.br/ . Como dissemos no início da matéria, as inscrições permanecerão abertas até o dia 22 de maio de 2020. Já o valor da taxa de inscrição será de R$ 85 e seu pagamento poderá ser feito em agências bancárias, casas lotéricas, nos Correios ou então pela Internet. Um detalhe importante de se mencionar é que os estudantes que quiserem solicitar a isenção da taxa de inscrição devem fazer o pedido entre os dias 11 e 28 de maio de 2020.

Por falar na isenção da taxa de participação, os estudantes que solicitaram o benefício no ano passado, mas acabaram faltando no dia das provas, eram para estar impedidos de solicitar novamente a isenção da taxa este ano. Apesar disso, o Inep voltou atrás nesta decisão e divulgou que será possível que estes estudantes solicitem novamente a isenção da taxa neste ano.

Com relação ao Cartão de Confirmação com informações sobre os locais de prova, ainda não possui uma data definida para divulgação, apesar disso, espera-se que ele seja divulgado no mês de outubro deste ano. Para quem não sabe, é neste Cartão que estão as principais informações para a realização da prova, como número de inscrição, data e horário da prova, local de aplicação da prova, além de informações sobre solicitações de atendimento especializado e sobre a língua estrangeira que foi definida para a prova.

Leia também:  ENEM passa a ser aceito por Novas Universidades Portuguesas

Já sobre as provas, neste ano teremos uma novidade, que é a aplicação das provas de maneira online. Esta será a primeira vez que o Inep realizará o exame de maneira digital, isso ocorrerá devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Vale lembrar que também haverá aplicação da prova de maneira convencional, mas em dias diferentes e para os candidatos que optarem por este tipo de prova.

As Provas Presenciais serão aplicadas nos dias 1 e 8 de Novembro de 2020. No Dia 1 serão realizadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, com o total de 90 questões, além da realização de uma redação. Já no dia 8 serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 90 questões.

Já as provas na modalidade digital serão aplicadas nos dias 22 e 29 de novembro de 2020. No dia 22 serão aplicadas as provas de Linguagens e Ciências Humanas, totalizando 90 questões, mais uma redação. Já no dia 29 serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, totalizando 90 questões.

Os gabaritos da Prova Presencial deverão ser divulgados no dia 11 de novembro de 2020. Já os gabaritos da Prova Digital deverão ser divulgados no dia 2 de dezembro de 2020.

O Resultado Final do exame está previsto para o mês de janeiro de 2020.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *