Fies 2020 – Inscrições Abertas

100 mil vagas a juros zero serão disponibilizadas no primeiro semestre de 2020. Resultado estará disponível no dia 26 de fevereiro.

O FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa de financiamento de curso superior em instituições de ensino privada instituído pela lei 10.260 (julho de 2001). O estudante que opta pelo financiamento pode realizar o curso superior e pagar os valores referentes às mensalidades apenas ao final do curso. De acordo com o MEC, o FIES 2020 terá 100 mil vagas na modalidade juros zero no primeiro semestre.

O programa, que tem como objetivo viabilizar e ampliar o acesso ao ensino superior e é dividido em suas modalidades: FIES juro zero e P-FIES.

Diferenças entre FIES e P-FIES

O FIES juro zero é gerenciado pelo governo federal através do Fundo Garantidor e, como o próprio nome diz, não há a cobrança de juros em cima do valor a ser pago após o curso. Para participar nesta modalidade, é necessário estar dentro dos critérios estabelecidos pelo MEC:

  • Ter feito qualquer edição do ENEM, a partir de 2010;
  • Ter renda familiar de, no máximo, 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter tido média mínima de 450 pontos no exame;
  • Não ter zerado a redação.

O P-FIES é a modalidade que oferece financiamento estudantil, mas sem o uso de recursos do Tesouro Nacional, sendo financiado por uma instituição financeira. Nesta opção, há o acréscimo de juros a critério de cada banco. As inscrições para o P-FIES acontecem ao mesmo tempo que as do FIES de juros zero, tendo como critério:

  • Ter feito qualquer edição do ENEM, a partir de 2010;
  • Ter renda familiar de, no máximo, 5 salários mínimos por pessoa;
  • Ter tido média mínima de 450 pontos no exame;
  • Não ter zerado a redação.

O novo FIES

As duas modalidades estão passando por reformulações que entrarão em vigor entre o segundo semestre de 2020 e o ano de 2021.

Para o P-FIES, a partir do segundo semestre desse ano, o ENEM não será mais obrigatório para solicitar o financiamento. Além disso, o financiamento poderá ser contratado em qualquer momento do ano e sem a exigência de renda máxima.

A partir de 2021, para o FIES juro zero, será estabelecida como regra ter atingido a nota mínima de 400 pontos na redação para participar do programa.

Cronograma

As inscrições para o processo seletivo, tanto para o FIES juro zero e P-FIES, estarão abertas entre 5 e 12 de fevereiro e o resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro.

Para os inscritos na modalidade FIES juro zero, o período entre 27 de fevereiro e 2 de março será destinado ao preenchimento de informações adicionais.

Os estudantes que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera entre os dias 28 de fevereiro e 31 de março.

Como se inscrever

O programa de financiamento estudantil abre o processo seletivo todo semestre. Para se inscrever é fácil:

Acesse o site do FIES (fies.mec.gov.br) e realize o cadastro informando CPF e data de nascimento. O sistema verificará as suas informações do ENEM e se cumpre o requisito de nota mínima na prova.

O site solicitará a criação de uma senha e enviará um link para o e-mail do candidato para confirmar a inscrição. Confirme a inscrição através do e-mail e volte para o site.

Realize o login e cadastre as demais informações solicitadas, bem como o questionário sociocultural. O questionário é parecido com o que o ENEM realiza.

Logo após, insira as informações de renda do seu grupo familiar. Caso algum membro não possua renda, informe valor R$0,00.

Agora é a hora de realizar a escolha do curso. O estudante pode selecionar até 3 cursos e informar, em cada opção, quantos períodos já cursou ou se ainda irá cursar. Em cada opção escolhida, há a possibilidade de verificar nota de corte e simular o valor do financiamento.

Feita a inscrição, o estudante deve acompanhar a classificação provisória. Caso selecionado, o estudante deverá complementar as informações on-line entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março e comparecer na instituição de ensino superior para entrega da documentação. Se estiver tudo certo com os documentos, o estudante terá até 10 dias para comparecer à instituição financeira e assinar o contrato de financiamento. Esta parte do processo é apenas para os inscritos na modalidade FIES juro zero.

Há ainda a lista de espera (28 de fevereiro a 31 de março) para os estudantes que não foram selecionados na chamada regular.

Por Joseildo Henrique da Conceição

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *