Muitas pessoas que querem aprender outro idioma, ficam na dúvida entre se matricular numa escola ou tentar estudar a língua por conta própria. Este artigo irá mostrar as 4 maiores vantagens de se tornar um autodidata. As dicas a seguir servem para qualquer idioma.
1. Dinheiro economizado:
A primeira grande vantagem de estudar outro idioma de forma autodidata é, claro, financeira. Além da mensalidade, em quase todas as escolas o aluno também teria que arcar com os materiais de ensinos (livros e CDs), coisa que pode ser encontrada na internet. Estudando por conta, o dinheiro que seria gasto nestas despesas pode ser usado em outra coisa. A única conta que quem quer aprender outro idioma tem que se preocupar é com a conta da internet, nada mais.
2. Tempo:
Um fator que pesa (e muito) na decisão de estudar por conta própria ou pagar uma escola é o tempo que a pessoa pode dispor. A agenda de muita gente já é apertada devido ao trabalho e/ou faculdade, que tomam praticamente a vida da pessoa. Com isso, estudar em casa mesmo acaba se tornando a única opção para quem quer aprender uma segunda língua. Poder estabelecer seus próprios horários para se dedicar ao idioma desejado é uma vantagem para quem se encontra na mesma situação descrita neste tópico. Entretanto, esta vantagem também gera a tentação de levar o aprendizado de outro idioma de forma relativa.
3. Liberdade:
Não ter a preocupação de ter que entregar lições dentro de determinados prazos ou passar a noite em claro preocupado com a prova do curso, com certeza é algo que ajuda no aprendizado. Fora isso, outra vantagem é que você poderá estabelecer suas metas, ter sua própria metodologia e começar a aprender por onde você achar melhor sem cobranças em cima de você. Apenas uma pessoa irá querer resultados de você: você mesmo.
4. Certificado não fará falta:
Ao contrário de profissões que exija da pessoa que ela tenha um certificado (como Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Informática e etc), quem pretende aprender outro idioma para trabalhar não precisará de um certificado para comprovar que conhece o idioma. Muitas pessoas que completam o curso de idioma e até mesmo fazem intercâmbio ainda assim não conseguem atingir fluência. Sendo assim, você pode mostrar que sabe o idioma na prática durante uma entrevista ou um serviço prestado (como uma tradução de um texto, por exemplo).
Vimos acima que vale sim a pena estudar outro idioma por conta. Com dedicação e responsabilidade, o estudo em casa é um excelente caminho para ser seguido. Como tudo na vida, tudo depende da força de vontade de cada um.
Por Mattheus de Sousa Araújo
Gostei muito da publicação.. fiz dois anos de curso pago e não consegui me aprofundar por conta da sala heterogênia…. diferentes idades…. parabéns