Sabe-se que atualmente as provas de Português raramente trazem questões que abordem somente gramática. Tem-se dado uma grande importância à interpretação. Questões de interpretação podem envolver gramática e testar o seu nível de compreensão textual.
As provas estão vindo sempre repletas de textos, poemas, charges, músicas, entre outros. Então, antes de começar a responder leia atentamente às questões, em seguida leia com bastante atenção os textos da prova e grife o que mais te chamar atenção. Sabe por qual motivo deve grifar? Pra facilitar sua visibilidade. E também você já vai ter um pouco de noção do que estará sendo pedido nas questões.
Por isso, assim que pegar a prova, “passe o olho” rapidamente nas questões, pra evitar aquele problema chato de estar respondendo a questão e sentir necessidade de voltar a ler todo o texto novamente.
Se tiver poema, tente identificar a princípio de qual época é o autor e qual escola literária.
Nas charges, observe se há intertextualidade. A intertextualidade é a relação que ela possui com outros textos ou temas. Vale a pena ressaltar que a prova de língua portuguesa é uma das que mais “pesam” em qualquer processo seletivo.
Se a prova vier com alguma música, coloque em prática o seu senso crítico e boa sorte!
Por Lidiane Freitas